CPPN - Centro Paulista de Parto Natural

Mitos e Verdades sobre a gravidez

25 out

Mitos e Verdades sobre a gravidez

Felicidade é o sentimento predominante que a maioria das mulheres sentem quando engravidam; mas o amor, expectativa, insegurança e medo andam juntos nesse momento.

Ao longo do período de gestação, também ocorrem mudanças psicológicas, emocionais e enormes transformações físicas no corpo da mulher.

Com tanta coisa nova, é natural que todas busquem, nos profissionais da saúde, amigas, parentes e na internet, ajuda para entender melhor esse processo e se preparar para as mudanças.

Nessa busca por informação, muitas vezes não é possível distinguir alguns mitos de verdades. Por isso, o Dr. Antonio Julio Sales Barbosa, do Centro Paulista de Parto Natural, selecionou algumas das principais dúvidas, esclarecendo-as para dar mais segurança às futuras mamães. Confira!

É preciso evitar alguns alimentos durante a gravidez: VERDADE

Existem sim alimentos a serem evitados gravidez, principalmente para garantir o desenvolvimento saudável do bebê e manter o peso da gestante controlado, mantendo longe algumas doenças, como a diabetes gestacional. Em linhas gerais, médicos ginecologistas e obstetras aconselham evitar o consumo de alimentos crus ou de procedência duvidosa, pois podem transmitir bactérias nocivas que comprometem o desenvolvimento do bebê. Nessa lista de restrições você encontrará certos tipos de peixes, carnes cruas, ovos crus, queijos maduros, brotos, patês, frutas e vegetais não lavados, entre outros. Além disso, evitar alimentos processados e ultraprocessados, cheios de açúcares, sais e conservantes, também é interessante. Tome cuidado com a cafeína e refrigerantes também.

Barriga redonda significa que o bebê será menino, pontuda menina: MITO

A barriga da gestante cresce segundo sua anatomia e genética, sem relação com o sexo do bebê.

Sexo é proibido durante a gravidez: MITO

Sexo só é contraindicado durante a gestação caso a gestante apresente motivo de atenção, como sangramento vaginal ou placenta baixa, cobrindo o colo do útero. A prática sexual, nessas condições, poderá estimular a contração do útero, gerar mais sangramento e provocar parto prematuro. Caso contrário o sexo está liberado.

Azia é sinal de bebê cabeludo: MITO

O que define se o bebê será ou não cabeludo é a genética, e não a azia. O refluxo ácido estomacal é causado pela compressão do útero sobre o estômago e também pelas altas taxas de progesterona no corpo da mulher durante a gravidez.

Cerveja preta ajuda na produção de leite: MITO

Não há comprovação científica para isso, além de não ser recomendada a ingestão de álcool durante a gravidez.

Grávida não pode tomar antibiótico: MEIA VERDADE

Tudo o que a mamãe ingere é transferido para o bebê através da placenta; o mesmo acontecerá com qualquer medicamento utilizado durante a gestação. Caso a gestante precise, alguns antibióticos são considerados sem risco para o feto; outros são comprovadamente perigosos. Por isso, NUNCA se automedique: busque sempre a orientação médica antes de tomar qualquer medicação.

Grávida sente mais calor: VERDADE

A aceleração do metabolismo, causada pela gestação, faz a mulher sentir mais calor e sue mais que o habitual.

Grávida não deve fazer ginástica: MITO

Após avaliação médica, que deve descartar fatores de risco, a atividade física moderada e de baixo impacto é recomendada, como exemplo, caminhada, ioga, natação e hidroginástica. Se a mamãe já seja atleta, converse com o médico para avaliar a possibilidade de continuar praticando esportes de alto impacto.

Vontades não atendidas provocam manchas na pele do bebê: MITO

Acatar a vontade da grávida de comer algo estranho durante a madrugada, pode ser importante emocionalmente para a gestante, em uma demonstração de atenção e carinho, mas, nenhuma interferência causa nas características da pele ou feições do bebê.

Se sente mais aliviada com essas informações? Se quiser saber algo mais, sugira nas redes sociais do Centro Paulista de Parto Natural!

Escreva uma resposta ou comentário

Enviar Whatsapp
Fale Rapidamente Pelo Whatsapp!
Olá, gostaria de agendar uma consulta no Centro Paulista de Parto Natural?