CPPN - Centro Paulista de Parto Natural

5 principais dúvidas que surgem quando a mulher descobre que está grávida

10 dez

5 principais dúvidas que surgem quando a mulher descobre que está grávida

O nascimento de um bebê é um dos momentos mais lindos que alguém pode presenciar. Mas do momento da concepção até o nascimento, há uma longa jornada a trilhar.

E não se preocupe: é bastante comum encontrar futuras mamães cheias de dúvidas na gravidez, principalmente quando estão no início da gestação.

Afinal, o misto de alegrias junto ao tornado de novas informações e conselhos vindos de todos os cantos fazem com que as gestantes comecem a se questionar.

Mas para te ajudar a encontrar um norte e começar a esclarecer suas dúvidas, montamos aqui um pequeno guia com as principais dúvidas que surgem durante a gestação!

Acompanhe e aproveite!

  1. Como deve ser a rotina de uma gestante?

Uma das principais dúvidas na gravidez está justamente atrelada à rotina. Tirando o caso da gravidez de risco, a gestante não precisa de altos graus de controle.

No entanto, é sabido que alguns hábitos devem melhorar e outros devem ser inseridos. Medicamentos sem prescrição médica, por exemplo, devem ser evitados ao máximo.

Da mesma forma, sua alimentação também deve ser avaliada. Se você costuma comer alimentos pobres em nutrientes, isso deve mudar imediatamente.

Se você não costuma ir ao médico regularmente, também é ideal que você comece a procurar especialistas com mais frequência, além de escolher um obstetra de sua confiança para que ele te acompanhe durante todo o pré-natal.

  1. Gestante pode fazer exercícios?

As futuras mamães, principalmente aquelas que amam academia, sempre têm essa dúvida na gravidez. E a resposta é: sim, atividades físicas estão liberadas normalmente.

No entanto, fica aqui a importante ressalva: as gestantes não devem fazer exercícios de alto impacto ou alta intensidade.

Uma das dicas é prestar atenção na respiração. Se você estiver ofegante, significa que está faltando oxigênio para ela e, consequentemente, para o bebê.

Se possível, procure fazer acompanhamento com um personal trainer especializado e busque orientações com seu médico.

  1. Fazer sexo magoa ou machuca o bebê?

Especialmente durante o segundo trimestre, algumas mulheres sentem maior desejo sexual, devido às alterações hormonais.

No entanto, as futuras mamães e futuros papais têm receio que a atividade possa machucar o bebê. Não à toa, é uma das principais dúvidas na gravidez!

Mas não se preocupe: se a sua gravidez corre de forma satisfatória, isto é, sem riscos, não há nenhum impedimento para que o casal continue fazendo sexo.

Caso precise de maiores esclarecimentos, não hesite em falar sobre o assunto com o médico que está acompanhando sua gravidez! Com certeza não é a primeira vez que ele ouvirá essa pergunta.

  1. Pode pintar o cabelo na gravidez?

Apesar de não ter bases sólidas o suficiente para impedir o uso de tinturas no cabelo durante a gestação, a maioria dos médicos recomendam, como medida preventiva, esperar até depois da 17ª semana de gravidez.

O impedimento inicial estava relacionado às substâncias presentes que são absorvidas pelo corpo e que, por consequência, podem acarretar malformações no bebê. Por isso a dúvida na gravidez sobre o uso é tão recorrente.

Uma forma de garantir a segurança no processo é utilizar produtos naturais, sem amônia e demais substâncias que deixam a pintura mais densa.

  1. Posso usar sapato de salto?

A maioria das mulheres ama um salto alto e, por isso, o uso dele levanta dúvidas na gravidez.

A boa notícia é, caso não haja desconforto, é possível usar salto de até 3 centímetros. Mais do que isso, aumenta-se a probabilidade de quedas devido ao equilíbrio do corpo.

Ao final da gestação, por exemplo, é recomendado o uso de sapatos baixos e confortáveis, que garantam não só a estabilidade como o nível de conforto.

As dúvidas na gravidez são muito comuns, e não há motivo algum para se sentir envergonhada ou achar que está lotando o médico com perguntas.

Todo mundo sabe que toda mãe se preocupa e quer sempre buscar o melhor para seu bebê. Por isso, esperamos que tenhamos ajudado a tirar algumas dúvidas mais comuns!

E lembre-se: sempre recomendamos que um médico seja consultado, especialmente para dúvidas mais específicas e também para acompanhar o crescimento do seu bebê!

Escreva uma resposta ou comentário

Enviar Whatsapp
Fale Rapidamente Pelo Whatsapp!
Olá, gostaria de agendar uma consulta no Centro Paulista de Parto Natural?