CPPN - Centro Paulista de Parto Natural

Gestação tardia saudável: engravidando após os 35 anos de idade

23 jul

Gestação tardia saudável: engravidando após os 35 anos de idade

Hoje em dia, tem se tornado cada vez mais comum as mulheres optarem por engravidar depois dos 35 anos de idade. Segundo pesquisa da Folha de São Paulo, com base nos dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos do Ministério da Saúde, o número de mulheres que tiveram filho entre 35 e 39 anos de idade aumentou 71% nos últimos 20 anos no Brasil.

É sabido, no entanto, que a idade tardia pode ser um fator de dificuldade no processo de concepção, gestação e parto, já que a ciência já identificou que os óvulos da mulher envelhecem também – é relatado que, a partir dos 30 anos, a taxa de fertilidade começa a cair.

Depois dos 35 anos, quando é considerado gestação tardia, esse processo tende a se intensificar ainda mais, trazendo outros fatores à equação, como a dificuldade para conceber, riscos de aborto e má formações. Mas isso não é uma regra: há diversos relatos e experiências de mulheres que conseguem ter uma gestação saudável após os 35 anos.

Se esse é seu caso e você deseja engravidar, o Centro Paulista de Parto Natural e o Dr. Antonio Julio de Sales Barbosa prepararam algumas dicas para que você conquiste uma gestação tardia saudável. Confira!

1) Acompanhamento pré-gestacional

Quando o desejo de engravidar surgir, o ideal é começar um acompanhamento com médico ginecologista; ele fará, com você, um planejamento de gravidez.

2) Exames

São muitos os fatores que devem ser acompanhados, como diabetes, hipertensão, colesterol, etc. Estar saudável é um fator impactante na fertilidade. Além disso, detectar algumas doenças, ou mesmo preveni-las, será importante para garantir uma gravidez e um bebê saudáveis.

3) Alimentação

Nesse preparo pré gravidez, é importante eliminar hábitos prejudiciais e implantar novas rotinas e estilo de vida. Que tal começar com a alimentação? Um acompanhamento com uma nutricionista é um caminho a mais para garantir uma gestação saudável.

4) Suplementações

O médico ginecologista responsável pelo acompanhamento pré gestacional também poderá sugerir suplementações, como de ácido fólico e vitaminas essenciais para uma boa concepção.

Gostou das nossas dicas para uma gestação tardia saudável?

Obviamente, nenhum material aqui substitui o acompanhamento médico. E se quiser traçar um plano para engravidar de maneira saudável após os 35 anos, entre em contato com o Centro Paulista de Parto Natural.

Escreva uma resposta ou comentário

Enviar Whatsapp
Fale Rapidamente Pelo Whatsapp!
Olá, gostaria de agendar uma consulta no Centro Paulista de Parto Natural?