O Parto Natural
Nessa mais recente abordagem, é fundamental que a gestante participe ativa e integralmente de todo o processo da gestação e do parto, tendo todas as suas dúvidas sanadas e recebendo o máximo de informações possível.
No Parto Natural, os anseios e desejos da gestante devem ser profundamente respeitados pelo seu médico, pois não é ele que determina e comanda (ou manda) no desenrolar do trabalho de parto; ele é a referência técnica para esse momento, mas deve assumir uma postura respeitosa e serena de acolhimento e apoio, procurando intervir o mínimo possível, deixando com que a mulher seja a principal responsável pelo seu próprio parto.
Para o Centro Paulista de Parto Natural (CPPN), o Parto Natural é o coroamento da escolha de casais que buscam para si e para seus filhos a maneira mais espontânea e respeitosa de vivenciar a experiência da gestação e do nascimento.
Para os bebês, também há benefícios na escolha do Parto Natural, como menor possibilidade de problemas pulmonares e broncoaspiração e maior facilidade com a amamentação, já que o leite materno não sofreria com a ação de anestésicos e dos remédios pós operatórios da mãe.