CPPN - Centro Paulista de Parto Natural

Cuidados na quarentena

26 nov

Cuidados na quarentena

A quarentena, também conhecida como “resguardo”, é o período de 30 a 40 dias logo após o nascimento do bebê. É uma época de recuperação, onde o corpo da mulher tende a reverter todas as alterações pelas quais passou durante a gravidez e parto – mas ele não impede que a nova mamãe cuide e dê toda a atenção que seu recém-nascido precisa.

Conheça, com o Centro Paulista de Parto Natural, os principais cuidados no período da quarentena!

Principais cuidados na quarentena

Abstinência Sexual

É importante que a mulher que acabou de dar a luz mantenha abstinência sexual no período da quarenta, isso para não comprometer a saúde e a recuperação da mulher. Um dos alertas é para o discreto aumento da probabilidade de adquirir quadros infecciosos vaginais, pelo fato do colo do útero ainda estar entreaberto.

Atividades Físicas

A recomendação geral é que a mulher não pratique atividades físicas por ao menos 40 dias, e, quando reiniciar, o faça de maneira progressiva, pois o esforço pode prejudicar a recuperação. Qualquer exceção deve ser acordada com seu médico de confiança.

Levantar Pesos

Deve ser evitado no período da quarentena. Se precisar pegar o filho mais velho no colo, deve ser feito somente sentada, transferindo assim o peso dele para os braços, e não no abdome.

Alimentação

A alimentação nesse período deve ser a mais equilibrada possível, dando preferência às proteínas, verduras, legumes e grãos, reduzindo a ingestão de doces e sem pular as refeições. Ingerir, em média, de 2 a 3 litros de água por dia, favorecendo a digestão, o bom funcionamento intestinal e, principalmente, a produção de leite.

Por via de regra, não há contraindicações em se fazer depilação, subir escadas ou lavar os cabelos. Se sentir qualquer desconforto, converse com seu médico.

Escreva uma resposta ou comentário

Enviar Whatsapp
Fale Rapidamente Pelo Whatsapp!
Olá, gostaria de agendar uma consulta no Centro Paulista de Parto Natural?