CPPN - Centro Paulista de Parto Natural

Alterações hormonais na gestação

08 out

Alterações hormonais na gestação

Na gestação, é muito comum ouvirmos a expressão “nossa, mas ela está com os hormônios à flor da pele”. É choro, risada, mau humor, bom humor, tudo ao a mesmo tempo. Todo mundo percebe alguma mudança, mas você sabe o que realmente acontece?

Eles, os hormônios

É oficial: os hormônios realmente oscilam durante a gestação e geram algumas profundas mudanças – na cabeça e no corpo. Isso acontece pois ocorre uma descarga de hormônios no corpo da mulher. O estrogênio, por exemplo, que é responsável por preparar o corpo da mulher para o aumento de circulação sanguínea, além de dilatar as glândulas mamárias, pode aumentar 30 vezes.

Ainda há o beta hCG, a progesterona (responsável por manter a gravidez, mas que causa enjoos, alterações no sono e mudanças de humor) e a prolactina, para a produção de leite, entre outros.

A ação de todos esses hormônios provoca também alterações metabólicas, muitas vezes com o objetivo de suprir as necessidades nutricionais do bebê. Tamanha descarga causa alterações emocionais – que podem ser auxiliadas no pré-natal, por meio de medicações fitoterápicas, indicadas pelo obstetra.

São imensas as mudanças no corpo da mulher durante a gestação, e a melhor alternativa para lidar com elas é a compreensão. Entenda que essa é uma fase, que o corpo se ajusta e que tudo é necessário para o bem estar da nova vida que surge. Com a compreensão e cuidado da família e da própria gestante, a importância às oscilações fica menor e o foco permanece no que realmente importa: a boa formação do novo bebê.

Escreva uma resposta ou comentário

Enviar Whatsapp
Fale Rapidamente Pelo Whatsapp!
Olá, gostaria de agendar uma consulta no Centro Paulista de Parto Natural?