CPPN - Centro Paulista de Parto Natural

Quais os principais exames do pré-natal?

17 jul
Exames do pré natal

Quais os principais exames do pré-natal?

O pré-natal é importantíssimo em toda gravidez, seja ela tendo sido planejada ou não. Ele corresponde ao acompanhamento médico que visa garantir a integridade da mamãe e do bebê durante todo o período de gestação.

Nesta fase, são realizados diversos exames laboratoriais para acompanhar a evolução da gravidez, identificar e tratar doenças, e deve ser iniciado assim que a gravidez for confirmada – para isso, escolha um médico obstetra de sua confiança. No Centro Paulista de Parto Natural, somos especializados em obstetrícia e ginecologia, e temos ênfase no acolhimento a gestantes que desejam vivenciar um processo de gravidez que culmine no parto natural.

Os principais exames feitos durante o pré-natal se dividem basicamente em duas categorias: exames de sangue e de imagem. Confira os mais comuns:

Exames de sangue no pré-natal:

  • Hemograma completo;
  • Sorologias: anti-HIV, sífilis, toxoplasmose, rubéola, hepatite B e citomegalovírus;
  • Glicemia, para avaliar se há presença de diabetes;
  • Hormônios da tireóide;
  • Grupo sanguíneo e fator Rh, para detectar possíveis incompatibilidades sanguínea entre mãe e bebê.

Exames de imagem no pré-natal:

  • Ao menos 4 ultrassonografias são solicitadas: uma ultrassonografia transvaginal assim que detectada a gravidez, a transluscência nucal/morfológica de primeiro trimestre, a morfológica de segundo semestre e a ultrassonografia com doppler de terceiro trimestre;
  • Ecocardiografia fetal.

Além disso, durante o pré-natal, também é solicitado um exame de urina para identificar possíveis infecções, que poderiam levar a gestante a um parto prematuro, e um exame para identificar presença da bactéria estreptococo tipo B, conhecido como ‘exame do cotonete’, realizado nas últimas semanas de gestação.

Em geral, o obstetra responsável pelo acompanhamento da gestante durante a gravidez avalia seu estado mês a mês, e pode solicitar exames complementares, se verificar necessidade.

Alguns outros acompanhamentos comuns referentes ao pré-natal são:

  • Medição da pressão arterial;
  • Verificação do peso da gestante;
  • Aferição da altura do útero e da circunferência abdominal;
  • Ausculta dos batimentos cardíacos fetais.

Durante o pré-natal, as gestantes também recebem dicas para garantir uma gravidez mais saudável, tanto para a mamãe quanto para o bebê – daí sua extrema importância. Com um pré-natal de qualidade, alterações podem ser detectadas e tratadas a tempo, evitando problemas para a saúde para ambos.

Escreva uma resposta ou comentário

Enviar Whatsapp
Fale Rapidamente Pelo Whatsapp!
Olá, gostaria de agendar uma consulta no Centro Paulista de Parto Natural?